Água
para quem precisa de água
A importância da água e
a possibilidade de sua escassez são assuntos abordados com frequência há anos,
porém só depois da falta desta atingir de fato milhões de pessoas no Estado de
São Paulo com a estiagem do Sistema Cantareira é que o assunto ganha maiores
proporções no Brasil.
A falta de água é sentida
na dificuldade em realizar simples atividades diárias, mas a situação tende a
ficar muito pior para as próximas gerações, caso não sejam tomadas novas
medidas. Essa consciência deve levar o cidadão a melhorar a qualidade de seu
consumo, preocupando-se com a preservação desse bem tão necessário e limitado.
Diante disso, a nossa
escola resolveu por uma cisterna para ajudar a diminuir o consumo de água. A
mesma é o principal elemento do consumo consciente, que procura o
aproveitamento de águas pluviais, podendo ser constituída em alvenaria ou
adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro,
etc. Embora sua água não possa ser utilizada para beber, ela serve
perfeitamente para a limpeza em geral, como lavar a calçada, a quadra, os pisos
e regar as plantas.
Sendo assim, percebe-se
a enorme importância desse assunto ser tratado com total seriedade pelo governo
e pela população. É preciso que todos se conscientizem e comecem a mudar seus
atos, pois só assim, poderemos preservar o bem mais valioso do planeta.
CORSAN
A água, nosso bem mais precioso, cobre 75% da superfície da Terra. A
água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a
água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde
a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Por isso, a
importância de sua preservação e uso consciente.
A água,
embora seja essencial ao nosso organismo, muitas vezes contém substancias que devem
ser eliminadas ou reduzidas a concentrações que não sejam prejudiciais à saúde.
A falta de tratamento da água é a principal causa de
doenças, tais como:
·
Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos
é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e
enchentes.
·
Gastroenterite: A ingestão de água ou alimentos
contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos,
geralmente associados a fortes diarreias.
·
Febre tifoide: Caracteriza-se por febre contínua,
mal-estar e manchas rosadas no tronco; cuja transmissão é através da ingestão
de água e moluscos.
Para que a água possa ser consumida, não apresentando riscos à nossa
saúde, precisa tornar-se potável, bem tratada, limpa e descontaminada, e esse é
o principal objetivo da CORSAN. Ela mantém captações em rios, lagos e barragens
responsáveis por 80% do volume total produzido. Os 20% restantes, são buscados
nos mananciais subterrâneos. A preservação destes mananciais, como forma de
garantir o abastecimento, é uma prioridade da CORSAN, que deve ser
compartilhada com toda a comunidade.
Quem acha que produzir água potável é fácil, está enganado. Isso requer
grandes investimentos para a construção de estações de tratamento e a compra de
produtos necessários para sua purificação. Os sistemas de abastecimento de água
geralmente contêm os seguintes componentes: obras de captação, estação de
tratamento, redes de distribuição e conexões domiciliares.
O
tratamento da água superficial consiste nas seguintes etapas:
·
Captação: consiste na retirada de água
bruta do manancial;
·
Adução: é o caminho percorrido pela
água bruta até a Estação de Tratamento de Água;
·
Mistura rápida: é a adição de um coagulante
para remoção das impurezas;
·
Floculação: onde ocorre a aglutinação
das impurezas;
·
Decantação: é a etapa em que os flocos
sedimentam no fundo de um tanque;
·
Filtração: retenção dos flocos menores em
camadas filtrantes;
·
Desinfecção: é adicionado o cloro para
eliminação de micro-organismos patogênicos;
·
Fluoretação: adição de compostos de flúor
para prevenção da cárie dentária;
E por fim, ocorre o bombeamento para as redes e reservatórios de distribuição, chegando até a torneira de nossas casas.
E por fim, ocorre o bombeamento para as redes e reservatórios de distribuição, chegando até a torneira de nossas casas.
Por isso, a CORSAN,
estação de tratamento de nossa cidade, encarrega-se de tratar e distribuir
nossa água da melhor maneira possível, e cabe a nós, usá-la e cuidá-la conscientemente,
para que possamos aproveitá-la.
Visita
a Usina Hidrelétrica
No dia 23 de abril de 2015 a
turma 204 da escola Estadual Sananduva juntamente com professores realizaram
uma visita a Usina Hidrelétrica Machadinho- Carlos Ermírio de Moraes (UHE
Machadinho), que se localiza entre os municípios de Piratuba (SC) e Maximiliano
de Almeida (RS), município da margem direita Piratuba (SC) e município da
margem esquerda Maximiliano de Almeida (RS) o início das obras foram em março
de 1998 e a sua conclusão foi em julho de 2003.
Na chegada a turma foi
dividida em dois grupos onde ouviram sobre a construção da Hidrelétricas e
dados sobre o empreendimento, e também as ações sociais e ambientais
desenvolvidas pela empresa, após os alunos conheceram a sala de operação, todos
os sistemas e as máquinas geradoras, e depois foram direcionados a um túnel
onde receberam uma explicação no local, ao final da visita pudemos observar o
encontro das águas no reservatório.
A capacidade da hidrelétrica
instalada é de 1140 MW , o que corresponde a cerca de 37% da demanda de energia
do estado de Santa Catarina ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande
do Sul, o consorcio Machadinho é formado por oito grandes empresas e entrou em
operação em 2002.
A turma concluiu que a visita
á usina foi produtiva, obtemos mais conhecimento sobre o assunto e aprendemos a
dar mais valor a água e a energia que ela produz.
T 204 muito bom o trabalho de conclusão do projeto de Educação ambiental. Com certeza vamos juntos dar mais valor a sustentabilidade e ao consumo consciente após as construções que fizemos durante o desenvolvimento do projeto. Obrigada pela contribuição.
ResponderExcluirMuito bom o relatorio de voces.
ResponderExcluirAssim todo o "mundo" podera conhecer
as contribuicoes da escola para melhorar nosso planeta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Natureza é um bem precioso que o planeta nos oferece por isso devemos preservá-la. Turma 204, muito válidas as colocações do trabalho abrangendo vários assunto sobre o meio ambiente e também relatando algumas experiências vivenciadas no projeto Educação Ambiental. Parabéns. Abraço a todos.
ResponderExcluirPARABÉNS TURMA!!!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho e dedicação de vocês.
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