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sexta-feira, 17 de julho de 2015

TURMA 204-M


Água para quem precisa de água

A importância da água e a possibilidade de sua escassez são assuntos abordados com frequência há anos, porém só depois da falta desta atingir de fato milhões de pessoas no Estado de São Paulo com a estiagem do Sistema Cantareira é que o assunto ganha maiores proporções no Brasil.
A falta de água é sentida na dificuldade em realizar simples atividades diárias, mas a situação tende a ficar muito pior para as próximas gerações, caso não sejam tomadas novas medidas. Essa consciência deve levar o cidadão a melhorar a qualidade de seu consumo, preocupando-se com a preservação desse bem tão necessário e limitado.
Diante disso, a nossa escola resolveu por uma cisterna para ajudar a diminuir o consumo de água. A mesma é o principal elemento do consumo consciente, que procura o aproveitamento de águas pluviais, podendo ser constituída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. Embora sua água não possa ser utilizada para beber, ela serve perfeitamente para a limpeza em geral, como lavar a calçada, a quadra, os pisos e regar as plantas.

Sendo assim, percebe-se a enorme importância desse assunto ser tratado com total seriedade pelo governo e pela população. É preciso que todos se conscientizem e comecem a mudar seus atos, pois só assim, poderemos preservar o bem mais valioso do planeta.

CORSAN
A água, nosso bem mais precioso, cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Por isso, a importância de sua preservação e uso consciente.
A água, embora seja essencial ao nosso organismo, muitas vezes contém substancias que devem ser eliminadas ou reduzidas a concentrações que não sejam prejudiciais à saúde. A falta de tratamento da água é a principal causa de doenças, tais como:
·         Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes.
·         Gastroenterite: A ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarreias.
·         Febre tifoide: Caracteriza-se por febre contínua, mal-estar e manchas rosadas no tronco; cuja transmissão é através da ingestão de água e moluscos.
Para que a água possa ser consumida, não apresentando riscos à nossa saúde, precisa tornar-se potável, bem tratada, limpa e descontaminada, e esse é o principal objetivo da CORSAN. Ela mantém captações em rios, lagos e barragens responsáveis por 80% do volume total produzido. Os 20% restantes, são buscados nos mananciais subterrâneos. A preservação destes mananciais, como forma de garantir o abastecimento, é uma prioridade da CORSAN, que deve ser compartilhada com toda a comunidade.
Quem acha que produzir água potável é fácil, está enganado. Isso requer grandes investimentos para a construção de estações de tratamento e a compra de produtos necessários para sua purificação.  Os sistemas de abastecimento de água geralmente contêm os seguintes componentes: obras de captação, estação de tratamento, redes de distribuição e conexões domiciliares.
O tratamento da água superficial consiste nas seguintes etapas:
·         Captação: consiste na retirada de água bruta do manancial;
·         Adução: é o caminho percorrido pela água bruta até a Estação de Tratamento de Água;
·         Mistura rápida: é a adição de um coagulante para remoção das impurezas;
·          Floculação: onde ocorre a aglutinação das impurezas;
·         Decantação: é a etapa em que os flocos sedimentam no fundo de um tanque;
·         Filtração: retenção dos flocos menores em camadas filtrantes;
·         Desinfecção: é adicionado o cloro para eliminação de micro-organismos patogênicos;
·         Fluoretação: adição de compostos de flúor para prevenção da cárie dentária;
E por fim, ocorre o bombeamento para as redes e reservatórios de distribuição, chegando até a torneira de nossas casas.
Por isso, a CORSAN, estação de tratamento de nossa cidade, encarrega-se de tratar e distribuir nossa água da melhor maneira possível, e cabe a nós, usá-la e cuidá-la conscientemente, para que possamos aproveitá-la. 

Visita a Usina Hidrelétrica

No dia 23 de abril de 2015 a turma 204 da escola Estadual Sananduva juntamente com professores realizaram uma visita a Usina Hidrelétrica Machadinho- Carlos Ermírio de Moraes (UHE Machadinho), que se localiza entre os municípios de Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS), município da margem direita Piratuba (SC) e município da margem esquerda Maximiliano de Almeida (RS) o início das obras foram em março de 1998 e a sua conclusão foi em julho de 2003.
Na chegada a turma foi dividida em dois grupos onde ouviram sobre a construção da Hidrelétricas e dados sobre o empreendimento, e também as ações sociais e ambientais desenvolvidas pela empresa, após os alunos conheceram a sala de operação, todos os sistemas e as máquinas geradoras, e depois foram direcionados a um túnel onde receberam uma explicação no local, ao final da visita pudemos observar o encontro das águas no reservatório.
A capacidade da hidrelétrica instalada é de 1140 MW , o que corresponde a cerca de 37% da demanda de energia do estado de Santa Catarina ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande do Sul, o consorcio Machadinho é formado por oito grandes empresas e entrou em operação em 2002.
A turma concluiu que a visita á usina foi produtiva, obtemos mais conhecimento sobre o assunto e aprendemos a dar mais valor a água e a energia que ela produz.

6 comentários:

  1. T 204 muito bom o trabalho de conclusão do projeto de Educação ambiental. Com certeza vamos juntos dar mais valor a sustentabilidade e ao consumo consciente após as construções que fizemos durante o desenvolvimento do projeto. Obrigada pela contribuição.

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  2. Muito bom o relatorio de voces.

    Assim todo o "mundo" podera conhecer
    as contribuicoes da escola para melhorar nosso planeta

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A Natureza é um bem precioso que o planeta nos oferece por isso devemos preservá-la. Turma 204, muito válidas as colocações do trabalho abrangendo vários assunto sobre o meio ambiente e também relatando algumas experiências vivenciadas no projeto Educação Ambiental. Parabéns. Abraço a todos.

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  5. Parabéns pelo excelente trabalho e dedicação de vocês.

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